Skip to content

Ministérios

Ministério Infantil

“Deixem que as crianças venham a mim e não as proíbam, porque o Reino de Deus é dos que são como estas crianças. ” (Marcos 10.14)

Partindo da compreensão de que às crianças também é dirigida a mensagem da salvação e de que sua participação é muito importante na vida comunitária, através de suas três comunidades, prepara orientadoras para o trabalho junto às crianças. O Culto Infantil acontece simultaneamente ao horário dos cultos, em espaço preparado para tal, com linguagem e conteúdos adequados à sua faixa etária.

O Encontro de Orientadoras do Culto Infantil realizado periodicamente na Paróquia visa à formação contínua das orientadoras, especialmente no que tange à contação de histórias bíblicas com recursos, dinâmicas, canções com gestos e partilha de vivências.

Atividades especiais são preparadas com alegria e dedicação em momentos especiais do ano da Igreja e do calendário civil.

Em diversas ocasiões os cultos são voltados à toda a família. A integração de crianças, jovens e adultos, num mesmo ambiente, têm sido algo muito significativo!

A paróquia aplica o Missão Criança. O Programa Missão Criança é desenvolvido em comunidades da IECLB desde 1994. Ele busca cumprir com a tarefa missionária que a Igreja tem de batizar e educar na fé cristã.

Venha descobrir e se envolver com esse ministério.

Ensino Confirmatório

O Ensino Confirmatório é um período de instrução na fé cristã, onde o jovem aprende as bases da fé cristã, bem como sobre sua igreja de confessionalidade luterana. Este período de ensino é de dois anos.

Após um determinado período de Ensino Confirmatório, o jovem confirmando é confirmado em um culto solene e especial. Ele chegou ao final de um período de aprendizado sobre aspectos básicos da fé cristã: Credo Apostólico, Pai Nosso, mandamentos, Bíblia, sacramentos, história da Igreja… Nesta hora, perguntamos: qual o significado da confirmação?

  1. É a resposta do confirmando à ação de Deus no Batismo. Deus abençoa, faz uma aliança com a pessoa no batismo. Agora, o confirmando já sabe um pouco mais sobre Deus e sobre seu grande amor. Por isso, na confirmação, o jovem já tem condições de dizer que pretende continuar mantendo esta aliança.
  2. É confissão de fé. O confirmando diz diante da Comunidade que crê em Deus e que pretende servir a Deus em sua vida.
  3. O jovem passa a ser considerado mais responsável dentro da Comunidade.
    A confirmação abre as portas para o jovem atuar na Comunidade:
  • dando sua opinião ou votando,
  • podendo assumir a tarefa de padrinho/madrinha de batismo,
  • podendo ser testemunha em bênção matrimonial,
  • tornando-se membro contribuinte,
  • sendo convidado a participar do grupo de jovens da comunidade.

O jovem é chamado a se integrar na comunidade, fazendo de sua confissão de fé uma atitude prática, concreta, voltada para a vida e para o mundo.

  1. Para viver conscientemente a fé à qual fomos chamados pelo batismo e ser eficientes obreiros de Deus, devemos estar preparados, pois a aliança que Deus faz no batismo requer de nós uma resposta pessoal: Sim, senhor, quero viver contigo em tua Comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens.
  2. A confirmação compromete com a participação responsável na vida comunitária: participar nas celebrações, nos grupos de estudo e serviço e nas assembléias; servir de madrinha ou padrinho no batismo e de testemunha na bênção matrimonial; contribuir com seu tempo, seus dons e seu dinheiro.

A bênção de Deus recebida na confirmação quer ajudar o jovem a desempenhar sua tarefa cristã no mundo. Por isso, a confirmação é também o início de uma nova caminhada dentro da comunidade e da sociedade. A bênção de Deus recebida no culto de confirmação quer ajudar o jovem a agir conforme a vontade de Deus, tornando-a capaz para poder viver conforme o que aprendeu e ouviu sobre a palavra de Deus.

Ministério Jovem

Na Paróquia Piçarras temos dois grupos de Jovens: Juventude Piçarras (JP) e Juventude Apóstolo Pedro (JAP)

Os espaços comunitários se abrem para a juventude e propiciam uma série de iniciativas voltadas para o fortalecimento da fé, além da prática de esportes e atividades recreativas.

Os grupos de jovens nas comunidades desenvolvem a sua sociabilidade e o desenvolvimento espiritual, físico e emocional. Além disso, para favorecer uma integração maior dos jovens, organizam excursões, passeios, festas, confraternizações, programas culturais e artísticos.

Entendemos que os jovens são parte integrante da comunidade cristã. Não precisam de autorização para ter espaço de participação. A comunidade, em todos seus níveis de expressão (local, paroquial, sinodal, nacional), tem compromisso de viabilizar a participação de todos e todas, independente de gênero, situação social, etnia, geração (Gl 3,28: “Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus”).

A vida comunitária é espaça qualificado para ajudar os jovens na construção da sua identidade, a partir de valores, práticas e significados de vida. É espaço potencialmente acolhedor, onde os jovens podem encontrar amparo em meio de suas angústias, medos e dúvidas (I Co 12, 26 “Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela”).

A graça de Deus, a partir da qual uma comunidade é edificada e cresce, também alcança e toca os jovens. E é esse toque divino que desperta para a responsabilidade mútua dos integrantes da comunidade: crianças, jovens, adultos, idosos (I Co 12, 25 “… não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras”). Movidos pela graça de Deus, integrantes da comunidade engajam-se na ação missionária, como, por exemplo, no cuidado ao meio-ambiente.

Jovens tendem a renovar e enriquecer a vida comunitária com sua capacidade de oferecer novas formas de participação e novas formas de compreensão. Comunidade de confissão luterana reforma-se constantemente para criar novos espaços e continuar sendo comunidade para todos e todas. (“Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros”, 1 Pe 4.10)

Ministério louvor (Banda Jovem)

Os Jovens têm deixado a igreja por uma série de razões: desde entrada na faculdade até falta de conexão com os membros da congregação. A juventude que está fora das portas do templo, por sua vez, costuma ver a igreja como uma reunião de pessoas que obedece cegamente a regras inflexíveis e que ignora as principais discussões da atualidade.

Diante de um cenário tão difícil, pastores e líderes se deparam com uma série de perguntas. Como atrair jovens para a igreja? Como engajá-los na comunidade local? Como mantê-los firmes na Palavra?

Em consonância com essas e outras perguntas, buscamos através do louvor, trazer mais jovens na presença de Deus e assim terem uma intimidade com o Pai. Ao entrar na banda jovem o principal objetivo dos líderes é promover comunhão entre os participantes. Entrelaçando com a comunhão a banda busca um amadurecimento na fé de seus participantes através das letras das músicas. Inspiradas no salmo 150 concluímos que o louvor é parte importante das nossas comunidades e cada qual deve colocar seus dons a serviço.

Coral Paroquial

Na paróquia Piçarras temos um coral composto por membros das nossas três comunidades. O coral possibilita uma série de benefícios assim como afirma a instituição: empm-escola de música: “Diminuição do estresse e da ansiedade, melhora da coordenação motora e inserção social. Essas são apenas algumas das vantagens trazidas pela modalidade. Por isso as aulas de Canto Coral são recomendadas a todas as pessoas.

Venha participar!

Inscreva-se : 47- 999954753

ALPHA

O que é o Curso Alpha? E porquê esse nome?

Alpha é a 1.ª letra do Alfabeto grego. Jesus Cristo disse de si mesmo: “Eu sou o Alpha e o Ómega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”. O Curso Alpha é um Curso vivencial sobre Cristo, isto é, sobre o essencial da fé cristã, aquilo que é basilar no cristianismo, mas não se pense que é um curso onde se esteja para ali a dizer doutrinas, nada disso! É uma forma nova e descontraída, alegre e bem-disposta de propormos a fé cristã, fazendo um caminho de descoberta e de encontro com a Pessoa viva de Jesus Cristo. Este curso nasceu em Londres no seio da Igreja Anglicana, para anunciar o evangelho ao homem moderno e cosmopolita. Depressa foi adoptado por várias igrejas cristãs e, de um modo especial. A razão é que pelos elementos que o compõem, torna-se um percurso simpático e atraente que quem o faz aprecia tanto que depois convida outros amigos a virem.

O Curso Alpha destina-se a qualquer pessoa seja crente ou não. Está pensado para os não crentes ou que andam mais afastados da prática da fé cristã, mas a experiência tem mostrado que ele é um excelente meio de renovação da fé dos que já são crentes e praticantes, mas que precisam de um encontro renovador e vivificador com Cristo Ressuscitado. O curso é também dado aos jovens e aos adolescentes, com algumas adaptações. É realizado também em prisões, em quartéis militares e nos campus universitários.

Como funciona?

O curso Alpha é constituído por 10 sessões, a um ritmo semanal e com um fim-de-semana a meio do percurso que é um elemento chave para o sucesso do curso.

Cada sessão do curso Alpha começa com uma refeição onde os participantes se vão conhecendo e aprofundando a amizade. Durante a refeição fala-se livremente não havendo nenhum tema de conversa. É mesmo só para a partilha da refeição que estreita as relações. O curso é 100% gratuito!

A seguir a esta, há então uma palestra sobre a fé cristã, que se pretende seja viva, profunda, atraente, ilustrada com exemplos, testemunhos e com algum bom humor.

Terminada a palestra os participantes discutem e debatem o tema em pequenos grupos (PGs). Esta é a parte mais agradável para os participantes. Aqui são eles que têm a palavra, que discordam ou concordam, que dão a sua opinião, que fazem a sua crítica ou que pedem um esclarecimento.

 

Inscreva-se: 47-999954753

LELUT – Legião Evangélica Luterana

O que é a  LELUT? São Homens em Movimento, unidos no Trabalho e na Missão!

A LELUT propõe a promoção do bem-estar material e espiritual dos homens, com palestras socioculturais voltadas a fé cristãs.  Os encontros são temáticos e envolventes. Há intenso incentivo aos legionários a colocarem seus dons e talentos a serviço de sua comunidade. Valoriza a convivência, a conversação e atividades de integração e lazer. Seus membros congregam em comunhão de fé, através da solidariedade, caridade e serviço ao próximo.

Quando nos reunimos ?

Terceira quintas-feiras de cada mês às 20h.

OASE

Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – Encontro de mulheres para reflexão, estudos bíblicos e Ação Social (testemunho, serviço e diaconia).

A OASE tem braços abertos para a comunidade. Seu lema é: “Comunhão, Testemunho e Serviço”, e com o objetivo de servir ao Senhor com alegria, está sempre atuante, apoiando e colaborando nos planejamentos e trabalhos desenvolvidos juntamente aos departamentos da comunidade, paróquia.

PGs (Pequenos Grupos)

Evangelismo através de relacionamentos saudáveis

Cada “Pequeno Grupo” se reúne semanalmente sob a coordenação de um líder, visando o crescimento espiritual, relacional e evangelístico. Os encontros são descontraídos e informais: neles, podemos compartilhar experiências, encontrar apoio e orar uns pelos outros, preservando sempre a privacidade do grupo. “Pequeno Grupo” é evangelismo através de relacionamentos. Nas reuniões, são abordados temas cotidianos à luz da Bíblia.

Você já faz parte de um Pequeno Grupo?
Dê a si mesmo esta oportunidade e venha participar conosco, você é nosso convidado!

Estamos à disposição para maiores informações,

47 – 999954753

Grupos de oração

“A oração de um justo é poderosa e eficaz. ” Tiago 5. 16b.

Em nível paroquia temos grupos que se reúnem para orar, presencialmente, mas também de forma remota através do WhatsApp.

Sabemos a importância da oração e por isso a valorizamos como um instrumento precioso. O ser humano, por conta do pecado original, possui uma tendência à concupiscência, ou seja, ao mal. Constantemente há uma força que atrai as pessoas para essa condição. Ter consciência disso é o primeiro passo para reconhecer a importância de rezar diariamente.

A palavra ‘oração’ contempla dois aspectos: orar + ação. Ou seja, não basta somente orar e tampouco somente agir, é preciso unir ambos para se fortalecer na fé.

Pode parecer muitas vezes que Deus está alheio às nossas orações. Quem nunca teve essa impressão? No entanto, o fato é que Deus está sempre a escutar. O que ocorre, na realidade, é que Ele é quem sabe o que é melhor para cada pessoa. E, antes mesmo que a pessoa realize a prece, Deus já sabe o que está em seu coração.

Pode perguntar-se, então: mas se Ele sabe, porque não age? Por conta de alguns pontos: nem sempre o que se pede é o que Ele preparou para a pessoa; porque Deus tem o tempo d’Ele para agir e mesmo que não se perceba Ele já está agindo. Também é preciso pedir com fé a Ele, em demonstração de reconhecimento ao Seu poder.

Lembre-se: Deus sempre ouve e atende nossas orações. Muitas vezes ele diz SIM, outras vezes Ele diz: ESPERA, mas também diz NÃO. “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. ” Jeremias 29.13

Grupos de Idosos

Preocupamo-nos com todas as faixas etárias! A terceira idade possui espaço de acolhimento e carinho em seus encontros. É também na terceira idade espaço de amadurecer e descobrir a fé em Jesus Cristo. Os encontros são de forma lúdica, atrativa e finaliza com um delicioso café. O espaço busca integra a terceira idade, promovendo vínculos sadios.

Os benéficos são inúmeros: comunhão, amizade, momento de lazer, fortalecimento da fé através da mensagem pastoral…. São alguns dos pontos a serem mencionados.

Ministério Grupo de Casais

O propósito do encontro de casais é ajudá-los a desenvolverem um relacionamento sadio, além de ajudar os relacionamentos que estão passando por alguma dificuldade através de encontros com mensagem pastoral. Em suma é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso Cristão neste mundo.